30 de maio de 2014

Radioatividade



Radioatividade (ou radiatividade) é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial. A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear. A fissão nuclear é um processo observado em usinas nucleares ou em bombas atômicas.

Alguns átomos como os do urânio, rádio ou tório são instáveis (resultado da combinação de nêutrons e prótons). A liberação de energia radioativa acontece quando há uma transformação do núcleo instável (desintegração nuclear) e o núcleo começa a perder partículas alfa, beta ou raios gama.
Na medicina nuclear, a radiação gama (um tipo de radiação eletromagnética) é utilizada na imagiologia, processo de realização de diagnósticos através da análise de imagens obtidas com recurso a partículas radioativas, por exemplo, mamografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia ou a popular radiografia (raio-X). A longa exposição de organismos vivos à radiação pode provocar graves lesões no corpo, doenças diversas ou morte.
O fenómeno de radioatividade foi observado pela primeira vez em 1896 quando o francês Henri Becquerel estudava os efeitos da luz solar sobre materiais fosforescentes. O primeiro caso de radioatividade artificial foi observado pelo casal Joliot-Curie durante a irradiação do alumínio com raios α, processo durante o qual se forma fósforo radioativo. Para medir a radioatividade utiliza-se um contador Geiger-Müller, aparelho que mede a ionização do ar produzida pela radiação radioativa.

Benefícios da radioatividade

A radioatividade tem vários benefícios para o ser humano. Entre eles é importante realçar a sua utilização na produção de energia, na esterilização de materiais médicos, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, através da radioterapia.
Em alguns alimentos, mais concretamente nas frutas, a radiação iônica emitida sobre elas, permite que a sua durabilidade aumente. Essa radiação não altera o sabor e as qualidades nutritivas dos alimentos.


A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a ideia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron. Vamos rever um pouco dessa história?
- No ano de 1896, o físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal.
- Em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiação é sempre proporcional à quantidade do urânio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenômeno atômico.
Anos se passaram e a ciência foi evoluindo até ser possível produzir a radioatividade em laboratório. Veja a diferença entre radiação natural e artificial:
• Radioatividade natural ou espontânea: é a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
• Radioatividade artificial ou induzida: é aquela produzida por transformações nucleares artificiais.

A radioatividade geralmente provém de isótopos como urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, que são fisicamente instáveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegração. Tais isótopos liberam energia através de ondas eletromagnéticas (raio gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade: é o que chamamos de radiação. O contato da radiação com seres vivos não é o que podemos chamar de uma boa relação.
Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura. O resultado? Graves problemas de saúde como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.

A radioatividade pode apresentar benefícios ao homem e por isso é utilizada em diferentes áreas. Na medicina, ela é empregada no tratamento de tumores cancerígenos; na indústria é utilizada para obter energia nuclear; e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.
Por Líria Alves
Graduada em Química

Estados Unidos




História No fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chega ao continente, o território é habitado por indígenas. Entre os séculos XVI e XVII, os espanhóis exploram a Flórida e o Colorado, e os franceses se instalam no Mississippi.Os holandeses fundam a colônia Nova Amsterdã, tomada em 1664 pelos ingleses e rebatizada como Nova York.


Independência O regime de relativa autonomia das 13 colônias britânicas existentes muda entre 1764 e 1775, quando a Inglaterra aumenta taxas e limita as atividades econômicas. As colônias declaram guerra à metrópole em 1775. Em 4 de julho de 1776, é lida em Filadélfia a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, reconhecida pelos ingleses em 1783. 


Potência mundial No final da II Guerra Mundial, o mundo foi dividido em dois blocos, o capitalista, liderado pelos EUA, e o comunista, liderado pela URSS, era o início da Guerra Fria, que durou de 1945 a 1991. No final da década de 1970, a URSS não conseguia mais acompanhar o desenvolvimento econômico do bloco capitalista, e entra em crise, enfraquecendo o bloco comunista. Em 1991, o símbolo da guerra Fria, o Muro de Berlim que dividia a Alemanha entre os dois regimes políticos, é derrubado, marco o fim da Guerra Fria e a definição dos EUA como superpotência mundial.


Crise econômica Em 2008, uma grande crise econômica abala a maior potência econômica e militar do mundo. A crise, considera a mais séria desde a Grande Depressão de 1929, provoca recessão no país. Embora os últimos dados de 2011 indiquem expansão de 3% na economia, no último trimestre, o desemprego continua elevado. A porcentagem de norte-americanos vivendo na pobreza alcança 15,1% em 2010, um total de 46,2 milhões de pessoas – o maior índice dos últimos 52 anos.


Política externa Em 2010, o presidente Barack Obama apresenta uma nova doutrina de segurança nacional, valorizando a busca de colaboração dos países aliados em favor dos interesses norte-americanos. A nova política, que se distancia daquela de George W. Bush, tem destaque para quatro pilares: o desarmamento nuclear, a promoção da paz e da segurança, e a preservação do planeta e a economia global.



Informações e dados curiosos dos Estados Unidos

- O café da manhã (breakfast) nos Estados Unidos é extramamente calórico. As famílias norte-americanas costumam se alimentar com bacon frito e ovos. Os flocos de milhos (corn flakes) com leite também fazem parte desta refeição.
- O hambúrguer é o tipo de comida mais comum dos Estados Unidos. No churrasco das famílias norte-americanas não pode faltar a carne de hambúrguer. Outros pratos típicos da culinária dos Estados Unidos são: bolo de carne, frango frito, pizza, hot-dog e torta de maçã.
- Os Estados Unidos é o país que mais produz filmes, desenhos animados e seriados de TV do mundo.
- O principal feriado nacional dos EUA é o 4 de julho (Dia da Independência), data em que os norte-americanos celebram a separação das Treze Colônias do Império Britânico. Outro feriado muito tradicional na cultura dos EUA é o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), em que os norte-americanos agradecem a Deus as bênçãos e dádivas.
- O ponto mais alto do território dos Estados Unidos é o Monte McKinley com 6.194 metros (no estado do Alasca).
- Os Estados Unidos possuem a economia mais rica do mundo (maior PIB).
- Embora existam vários partidos políticos, somente dois se alternaram na presidência da República desde 1853: O Partido Republicano e o Partido Democrata.
- Barack Obama foi o primeiro negro a assumir a presidência da República em toda história dos EUA.
- Os esportes favoritos dos norte-americanos são o futebol americano, o beisebol e o basquete, sendo o primeiro o mais popular no país.
- Os Estados Unidos tem uma das populações mais obesas do mundo, graças a alimentação rica em açúcar e gorduras, que são muito comuns no país.
- A cidade mais populosa dos Estados Unidos é Nova Iorque com 8,1 milhões de habitantes (Censo 2010).
- A menor cidade dos EUA é Buford, situada no estado do Wyoming. A micro-cidade possui apenas 1 morador.
- O Protestantismo é a religião mais seguida pelo povo dos Estados Unidos (cerca de 52%).
- A pena de morte (pena capital) ainda está em vigor, para determinados tipos de crimes, em 36 estados norte-americanos.
- Os Estados Unidos é o país que mais investe na área militar, sendo que possui o maior poder bélico do mundo.
- A moeda dos Estados Unidos, o dólar, é a mais utilizada nas relações financeiras e comerciais em todo mundo.
- Nos Estados Unidos é muito comum os filhos, ao entrarem na universidade, saírem da casa dos pais. Isso ocorre, pois no sistema universitário norte-americano os alunos, quase sempre, vão estudar em universidades distantes de casa (outras cidades ou estados).
- Terremotos na costa oeste e furacões na costa sudeste e sul são os perigos naturais mais comuns do território norte-americano.
- Os Estados Unidos da América são compostos por 50 estados.
- Embora seja um dos países mais desenvolvidos do mundo, do ponto de vista tecnológico, o sistema de votação ainda utiliza as cédulas de papel para registrar o voto dos eleitores.

Costa Rica



Costa Rica é um país localizado na América Central, encontra-se entre a Nicarágua (norte) e o Panamá (sul), é banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico.

Esse país foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1502. Costa Rica alcançou a independência no dia 15 de setembro do ano de 1821, e, em 1824, incorporou-se ao México. Nesse mesmo ano passou a fazer parte da Federação Centro Americana e desintegrou em 1838. A democracia propriamente dita consolidou-se a partir das eleições de 1890, que colocou no poder José Joaquim Rodriguez.

O território da Costa Rica é dividido internamente em províncias, mais precisamente sete, são elas: Guanacaste, Alajuela, Heredia, Cartago, San José, Limón e Puntarenas, além de outras subdivisões em 81 cantões e 463 distritos.

A área ocupada pelo país é constituída por cordilheiras que cruzam o território de noroeste para sudeste, paralelamente às planícies costeiras.

Quanto a composição climática é constituído pelo clima tropical e subtropical, esfriando nas altitudes. O clima possui característica de apresentar uma estação seca de novembro a abril e uma chuvosa de maio a outubro. A cobertura vegetal predominante no país é a floresta tropical úmida e uma restrita floresta tropical seca.

As florestas nativas da Costa Rica abrigam grandes riquezas de espécies vegetais, tais como ébano, balsa, caoba e cedro, robles, cipreses, manglares, helechos, guácimos, ceibas e palmas. É possível encontrar cerca de 1.000 espécies de orquídeas, a parte central do país concentra a maior quantidade dessa planta do planeta.


Na fauna destacam-se animais como puma, jaguar, macaco, coyote, tatu, além de aproximadamente 850 espécies de aves. Costa Rica abriga pelo menos 205 espécies de mamíferos, 850 espécies de aves, 169 espécies de anfíbios, 214 espécies de répteis e 130 de peixes de água doce. Os recursos naturais presentes no território são bastante diversificados, mesmo com uma área relativamente pequena responde por 5% de toda biodiversidade.


A Costa Rica foi descoberta por Cristóvão Colombo em sua quarta viagem ao novo continente, em 1502. Também foi ele que provavelmente deu nome ao país.

A população é de 4,3 milhões de habitantes, um pouco maior que a da cidade brasileira de Salvador.

A capital e maior cidade do país é San José, na província de mesmo nome.

A Costa Rica não possui exército (ele foi abolido em dezembro de 1948).

Quase 50% da Costa Rica é coberta por florestas. Vinte e cinco por cento do território é protegido por leis ambientais.

A parte central do país concentra a maior quantidade de orquídeas do planeta, com mais de 1.000 espécies.

A Costa Rica é também famosa pelos seus imponentes vulcões - alguns ativos. Os mais conhecidos são o Irazú, o Poás e o Arenal.

O país possui dois litorais, o atlântico e o pacífico, ambos com praias que podem ser visitadas na maior parte do ano.

Faz fronteira com apenas dois países: a Nicarágua e o Panamá.

A Costa Rica é vista como uma das nações mais democráticas da América Latina (a única da região inclusa na lista das 22 democracias mais antigas do mundo).

Durante 17 anos, fez parte dos Estados Unidos da América Central, um país constituído pela Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala. Também manteve-se unido ao México, mas por apenas três anos.

É o país das Américas com o melhor Índice de Desempenho Ambiental (Environmental Performance Index, sigla EPI) da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Possuiu uma zona franca na fronteira com o Panamá, onde é possível comprar eletrônicos, perfumes, bebidas e outros produtos com pagamento em moeda local, dólar ou cartão de crédito internacional.

Graças a algumas insenções fiscais instituídas pelo governo, a Costa Rica tem atraído diversas empresas de alta tecnologia. A economia, porém, ainda é dependente da agricultura e do turismo.

A moeda do país chama-se Cólon costarriquenho.

As ruas não tem nomes, e a casas não tem número.

O prato mais popular da Costa Rica é o feijão com arroz (como podemos observar, não é só o brasileiro que aprecia a mistura). Os costarriquenhos adoram o casado, um prato à base de feijão, arroz, salada e carnes.

Os principais times de futebol do país são o Deportivo Saprissa, o Alajuelense e o Herediano.



Brasil



História da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A difusão dos ideais republicanos remonta ao período colonial, como durante a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, no final do século XVIII. Apesar dos ideais e das revoltas buscarem a superação da monarquia, apenas no final do século XIX, com o fim do escravismo, as elites agrárias do país aceitaram organizar o Estado brasileiro nos moldes republicanos.
O fato de a República nascer como uma aceitação das elites e ter sido realizada através da espada do exército brasileiro conformou um caráter autoritário e excludente do Estado brasileiro, garantindo os privilégios das classes dominantes e a negação de direitos às classes exploradas durante muito tempo. A participação do exército na vida política nacional foi também uma constante da história republicana do país, que pode ser dividida em algumas fases.
República Velha
A República Velha, ou Primeira República, é o primeiro período dessa história, compreendida entre a Proclamação da República em 1889 e a Revolução de 1930. Inicialmente ela foi caracterizada pela presidência de dois marechais do exército, o que lhe garantiu o nome de República da Espada. Após esses dois mandatos, a elite rural paulista e mineira passaram a deter o poder do governo federal, garantindo o poder da oligarquia agrária, o que deu fundamento aos historiadores para chamarem esse período de República Oligárquica.
Foi nesse período que o país conheceu uma série de revoltas urbanas e rurais decorrente das mudanças sociais e políticas pelas quais passaram o país. É de se destacar a Guerra de Canudos, de 1896-1897, e a Revolta da Vacina, de 1904. Foi nesse período que o Brasil iniciou sua industrialização, alterando a paisagem urbana de algumas cidades e criando as condições para a formação da classe operária em território nacional.
Essas mudanças resultaram em novas pressões políticas e sociais, que as oligarquias paulistas e mineiras não poderiam mais controlar. A Revolução de 1930 foi o ápice desse processo, o que resultou no período conhecido como Era Vargas.
Era Vargas
A Revolução de 1930 elevou Getúlio Vargas ao poder, permanecendo como presidente até 1945. Durante seu Governo Provisório (1930-1934), o novo presidente conseguiu contornar os conflitos entre as elites nacionais, principalmente com a vitória sobre a oligarquia e burguesia industrial paulista durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
A promulgação da Constituição em 1934 e a abertura de um processo democrático selaram o acordo entre as várias frações da classe dominante nacional. Porém, não puderam conter a insatisfação dos setores populares. É nesse sentido que se pode entender o surgimento do Partido Comunista Brasileiro e a tentativa de derrubar o governo de Vargas, através do que ficou conhecido como Intentona Comunista de 1935.
A tentativa do PCB serviu de pretexto para Vargas dar um golpe de Estado em 1937, pondo fim ao período constitucional e inaugurando o Estado Novo. Mesmo contendo as forças do integralismo, o Estado Novo marcou mais um período de extremo autoritarismo do Estado Brasileiro.
Uma nova Constituição foi adotada e o Congresso foi fechado. Como forma de conter a insatisfação popular e conseguir aumentar o poder de consumo do mercado interno, Vargas promulgou uma série de leis que garantia alguns direitos à classe trabalhadora urbana, além de proporcionar um nível de renda que impulsionasse o esforço de industrialização.
A industrialização somada a medidas de racionalização da administração pública caracterizou o esforço de modernizar o Estado brasileiro, garantindo as condições de fortalecimento tanto da burguesia industrial quando da tecnocracia das empresas estatais e da administração pública.
Regime Liberal Populista
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, Vargas estava enfraquecido. Um golpe comandado pelo general Eurico Gaspar Dutra o retirou do poder. Uma nova Constituição foi adotada em 1946, garantindo a realização de eleições diretas para presidente da República e para os governos dos estados. O Congresso Nacional voltou a funcionar e houve alternância no poder.
Entretanto, foi um período de forte instabilidade política. As mudanças sociais decorrentes da urbanização e da industrialização projetavam novas forças políticas que pretendiam aprofundar o processo de modernização da sociedade e do Estado brasileiro, o que desagrava as elites conservadoras. O período foi marcado por várias tentativas de golpe de Estado, levando inclusive ao suicídio de Getúlio Vargas, em 1954.
O governo de JK conseguiu imprimir um acelerado desenvolvimento industrial em algumas áreas, mas não pôde resolver o problema da exclusão social na cidade e no campo. Essas medidas de mudança social iriam compor a base das propostas do Governo de João Goulart. O estado brasileiro estava caminhando para resolver demandas há muito reprimidas, como a reforma agrária. Frente ao perigo que representava aos seus interesses econômicos e políticos, as classes dominantes mais uma vez orquestraram um golpe de Estado, com a deposição pelo exército de João Goulart, em 1964.
Ditadura Militar
Iniciada em 01 de abril de 1964, a Ditadura Militar foi um dos períodos mais repressivos da História da República. Inúmeros grupos políticos foram cassados, e seus membros torturados e mortos. O que diferenciou o período foi a sistematização da repressão estatal aliada ao incentivo ao desenvolvimento econômico.
A estrutura estatal repressiva, de impedimento do exercício da oposição política através de instituições policiais, garantiu a estabilidade social necessária aos investimentos estrangeiros. Foi o período do milagre econômico brasileiro e da tentativa de transformação do país em uma potência mundial.
A ditadura existiu até 1985 quando as pressões populares por abertura política tomaram as ruas do país, principalmente na campanha das Diretas Já. Mesmo com milhares de pessoas nas ruas, a reforma do Estado foi feita de forma “lenta e gradual”, como queriam os militares.
No lado da classe trabalhadora, surgiu um vigoroso movimento sindical na década de 1970, principalmente depois das greves no ABC paulista, entre 1978 e 1980. Esse movimento sindical tornar-se-ia uma das características do período posterior.
A Nova República
A Nova República iniciou-se com o governo de José Sarney e permanece até os dias atuais, com o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Sarney foi eleito através do voto indireto e durante seu governo foi elaborada uma nova Constituição, promulgada em 1988, que garantia eleições diretas e livres a todos os cargos eletivos. A divisão dos poderes foi mantida e uma nova perspectiva democrática liberal se abriu no país.
O primeiro presidente eleito diretamente desde 1960 foi Fernando Collor de Melo, em 1989. Porém, os escândalos de corrupção o fizeram renunciar em 1992. A partir dessa renúncia, marcaram a história política da República os mandatos de dois governantes. O primeiro foi Fernando Henrique Cardoso que com o Plano Real pôde garantir a estabilidade econômica necessária aos investimentos estrangeiros. Esses investimentos foram possíveis em decorrência das privatizações realizadas em setores específicos da econômica, como telecomunicações, mineração e siderurgia. Por outro lado, tais medidas representaram o enxugamento das funções do Estado brasileiro, marcando o período do neoliberalismo no Brasil.
FHC governou até 2002, quando foi substituído por Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro presidente de origem operária da República buscou caracterizar seu governo pela distribuição de renda, possibilitada pela estabilidade econômica do período anterior. A distribuição de renda ocorreu através de políticas como Bolsa Família, que além de uma renda mínima, garantiu a obrigatoriedade de um nível educacional mínimo à quase toda a população em idade escolar, uma uniformização federal de procedimentos administrativos e o estímulo econômico a regiões extremamente pobres do território nacional.
Apesar da estabilidade política dos dois governos acima mencionados, os casos de corrupção também se fizeram presentes, como as acusações de compra de votos para a reeleição durante o governo FHC, em 1998, e o escândalo do mensalão, no governo Lula, em 2005.
A alternância do poder garantiu ainda a eleição da primeira mulher para a presidência da República, em 2010. Esse é um dos mais marcantes fatos da recente história republicana brasileira.



Dia 19 de julho comemora-se o dia do futebol
COPAS DO MUNDO 

Na copa de 1934 o Brasil passou da primeira fase sem jogar, pois o Peru, seu único adversário, desistiu. 
Primeira vitória brasileira em Mundiais: 4x0 na Bolívia (22/07/1930). 
Deste de 1990 copa da Italia o vencedor do primeiro jogo da semi final perde a final 1990 Argentina 
1994 Italia 
1998 Brasil 
2002 Alemanha 
E que tambem nem um dos vices marcou gol na final? 
Primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo foi marcado por Preguinho, contra a Iugoslávia (17/07/1930). 
Primeiro gol das Copas: Laurent (FRA) contra o México (em 13/07/1930). 
Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales se recusaram a participar da Copa do Mundo de 1930. 
Na Copa de 1970 os italianos desenvolveram um sistema de jogo chamado "catenaccio", onde a defesa possuía um maior número de jogadores e partia para o contra-ataque para fazer os gols. 
Os Holandeses também desenvolveram seu estilo na Copa de 70, o chamado "futebol total", onde os jogadores eram atacantes e defensores ao mesmo tempo. 
Na Copa de 82 foi aumentado de 16 para 24 o número de finalistas na competição. 
A única vez na história da Copa do Mundo que uma partida da final foi decidida nos pênaltis foi na Copa de 1994. 
A primeira seleção a receber a Taça da Copa do Mundo da FIFA foi a da Alemanha Ocidental, em 1974. 
A taça original da Copa do Mundo, Jules Rimet, é de ouro maciço de 18 quilates, e possui 36cm de altura e 4,9 Kg. 
O primeiro árbitro Brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo foi Arnaldo César Coelho (1982), seguido por Romualdo Arppi Filho em 1986. 
A única Seleção que participou de todas as Copas do Mundo foi a Brasileira. 
Primeira Copa realizada em duas sedes: 2002 (Japão e Coréia do Sul).

CLUBES DE FUTEBOL 

O América Mineiro e ABC Futebol Clube detém recorde de campeonatos seguindos, o América chegou ao Deca-Campeonato Mineiro, de 1916 a 1925, e o ABC é Deca-Campeão Potiguar, de 1932 a 1941. 
O Botafogo é o único Tetra-Campeão de Futebol do Rio de Janeiro (1932,1933,1934,1935). Esta é a razão das quatro estrelas em sua camisa 
O Corinthians ficou 11 anos sem ganhar do Santos. O tabu, de 22 jogos, só caiu na noite de 06/03/1968, com uma vitória por 2 x 0, com gols de Paulo Borges e Flávio. 
O clube com maior número de títulos nacionais é o Linfield, da Irlanda do Norte, com 77. Em segundo está o Rangers, da Escócia, com 74. 
O Bochum (Verein Für Leibersübungen Bochum Fussballgemeinschaft EV), da Alemanha, foi fundado em 10 de setembro de 1848 e é o clube mais antigo do mundo. 
O time de futebol mais antigo do Brasil é o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande - Rio Grande do Sul, também conhecido no sul por Vovô, foi fundado em 19 de julho de 1900. 
Time que mais marcou gols em Brasileiros: Vasco (917) 
Único campeão brasileiro invicto:Inter (1979) 

ESTATÍSTICAS 

A distância percorrida por cada jogador, em cada posição: 
· Defesas: 10.1 Km 
· Médios: 11.4 Km 
· Avançados: 10.5 Km 
A maior goleada que se tem registro foi entre Botafogo e Mangueira, em 1909, com o placar de 24 a 0, os gols foram marcados por Gilbert (9), Flávio (7), Monk (2), Lulu (2), Raul (1), Dinorah (1), Henrique (1) e Emanuel (1). 
O goleiro mais gordo da história foi Foulke, jogador do Bradford City, clube Inglês. Media 1,90m, pesava 141kg e, no final da carreira, chegou a jogar com 165kg. 

ESTÁDIOS 

O maior estádio do mundo está localizado no Brasil, é o Maracanã, que ocupa uma área de 146 452 metros quadrados. 
Inaugurado em 1902, o Velódromo de São Paulo foi o primeiro estádio Brasileiro.

JOGADORES 

Apelidos de jogadores: 
- Ademir da Guia-"O Divino" 
- Ademir de Menezes- "O queixada " 
- Baltazar- "O cabecinha de Ouro " 
- Bauer - "O monstro do Maracanã " 
- Bino - "O gato selvagem" 
- Canhoteiro - "O mago " 
- Danilo - "O príncipe " 
- Didi - "O folha seca " 
- Donizete- " O pantera negra " 
- Fidélis - "O touro sentado " 
- Fischer - "El lobo " 
- Gérson - "O canhotinha de ouro " 
- Jair - "O canhão de Parque Antártica" 
- Leônidas - "O diamante negro " 
- Lima - "O garoto de ouro " 
- Luizinho - "O pequeno polegar " 
- Nilton Santos - "A enciclopédia do futebol " 
- Noronha - "O cobrinha " 
- Orlando - "O pingo de ouro " 
- Pelé - " A pérola negra " 
- Pepe - "O canhão da vila " 
- Ponce de Leon - "O diabo louro " 
- Rondinelli - "O rei da raça " 
- Servílio - "O bailarino " 
- Vavá - "O peito de aço " 
- Zico - "O galinho de Quintino " 
- Zizinho - "O mestre Ziza " 
Leônidas da Silva marcou o primeiro gol de bicicleta, em 1931, em uma partida entre Bonsucesso e Esporte Clube Carioca. 
Nilton Santos, que foi conhecido como a enciclopédia do futebol, só conheceu um clube em sua carreira: O Botafogo 

DADOS HISTÓRICOS 

Em 1970 os juízes começaram a mostrar cartões amarelo e vermelho. Os cartões foram introduzidos pela Fifa na Copa do Mundo de 1970, para facilitar o trabalho dos árbitros em partidas internacionais. 
Em 1950 passaram a ser usados números nas camisetas pela primeira vez. 
Em 1895 foi disputada a primeira partida de futebol no Brasil, entre Companhia de Gás e São Paulo Railway, em São Paulo. 
O primeiro jogo disputado à noite foi no dia 23 de junho de 1923, na Várzea do Glicério, em São Paulo. O campo foi iluminado faróis de 20 bondes. 
A primeira partida de futebol televisionada em cores no Brasil, foi entre dois times gaúchos, Caxias do Sul e Grêmio, em 19 de fevereiro de 1972, em Porto Alegre. 
As traves passaram a fazer parte do campo de futebol em 1875, para substituir as fitas de tecido que uniam duas traves laterais, e só 15 anos mais tarde foram colocadas as redes nos travessões. 
Em 1929, o Vasco foi o primeiro clube a implantar o uso de luvas nos goleiros, elas eram de borracha, pretas por fora e vermelhas por dentro. 
O bandeirinha passou a auxiliar o árbitro em 1874, marcando impedimentos e arremessos laterais. 

RECORDES 

O campeonato que reúne o maior número de clubes em todo o mundo é a Copa da Inglaterra: Nada menos que 500! 
O clássico Vovô,é o mais antigo clássico do Brasil, entre Botafogo e Fluminense, pois o primeiro aconteceu em 1906. 
A camisa mais utilizada por clubes de futebol é branca. 80 clubes do mundo todo adotam essa cor na camisa. 
DIVERSOS 

O nosso famoso grito de GOL é gritado da mesma maneira que nós brasileiros na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Honduras, Hungria, Itália, Iugoslávia, México, Panamá, Peru, Romênia, Uruguai e Venezuela. Em Portugal diz-se GOLO. GOAL, é gritado na Austrália, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Camarðes, Canadá, Chipre, Coréia do Sul, Eire, Egito, Estados Unidos, Finlândia, Gana, Gró-Bretanha, Grécia, Holanda, Iró, Islândia, Israel, Líbia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Polônia, Senegal, Suíça, Tchecoslováquia, Turquia e União Soviética. BUT, é na Argélia, França, Gabão, Mali, Mônaco e Tunísia, e pronuncia-se BI. Na Alemanha e na Áustria diz-se TOR, na Noruega e na Suécia é MAL, e, finalmente, na Dinamarca GOL é MALL, sendo pronunciado MOL.

Inglaterra





- O território da atual Inglaterra foi habitado pelo povo celta desde meados do século V a.C. 
- Entre os anos de 43 a 410 ocorreu a ocupação romana. A província da Inglaterra foi administrada pelos romanos neste período. 
- No século V ocorreu a invasão do Império Romano pelos bárbaros. A região da Inglaterra foi invadida e dominada, principalmente, por três povos germânicos: jutos, anglos e saxões. Estes povos germânicos expulsaram grande parte dos celtas e romanos que habitavam a região. 
- No século X a região foi fortemente atacada pelos Vikings, porém resistiu e se fortaleceu. 
- No ano de 1066, Guilherme, o Conquistador, venceu o rei saxão Haroldo na Batalha de Hastings e foi coroado rei. Tem inicio o processo de unificação e formação da Inglaterra. 
- O final do século XII foi marcado por grande instabilidade política. O rei Ricardo, Coração de Leão, foi participar da Terceira Cruzada e capturado, tornou-se prisioneiro do duque da Áustria. Neste período a nobreza inglesa ganhou grande poder no reino. 
- Em 1256, foi formado o primeiro Parlamento com a participação de cidadãos comuns. 
- Entre os anos de 1337 e 1453 a Inglaterra enfrentou a França na Guerra dos Cem Anos e saiu derrotada. 
- Entre 1455 e 1487 ocorreu a Guerra das Duas Rosas. Foi uma guerra civil entre duas importantes nobres famílias inglesas (Lancaster e York) que disputavam o trono. 
- Na Baixa Idade Média, principalmente no século XV, ocorreu o processo de fortalecimento da monarquia inglesa. 
- No século XVI, no contexto das Reformas Religiosas, o rei inglês Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e fundou a Igreja Anglicana. 
- No século XVII ocorreu a Revolução Inglesa. Neste processo, a monarquia inglesa perdeu poder para o Parlamento, tendo inicio o regime parlamentarista. 
- Em 1707 a Escócia foi anexada pela Inglaterra. O Ato de União de 1707 colocou fim ao Reino da Inglaterra e ao Reino da Escócia, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales). 
- No século XVIII a Inglaterra (já integrante do Reino Unido) passou por um grande e importante processo de transformação nos modos de produção, visando o emprego de tecnologia para acelerar a fabricação de produtos e reduzir custos. Este processo ficou conhecido como Revolução Industrial. 
- Impulsionada pela Revolução Industrial, no século XIX, a Inglaterra tornou-se uma das grandes potências mundiais ao liderar o processo de neocolonialismo. Neste período houve um grande enriquecimento do país ao explorar regiões da África e Ásia. Foi o período de formação do grande Império Britânico. 
- No século XX, a Inglaterra participou ativamente das duas grandes guerras mundiais. Na Segunda Guerra Mundial foi a principal força militar a enfrentar as forças nazistas da Alemanha, sendo decisiva na resistência e posterior vitória dos aliados 


Principais curiosidades da Inglaterra:
- Enquanto no Brasil os motoristas dirigem veículos automotores (carros, caminhões, ônibus, motocicletas, etc.) pela faixa da direita, na Inglaterra os motoristas devem conduzir seus veículos pela faixa da esquerda.
- Uma importante tradição na Inglaterra é o chá da tarde, que ocorre pontualmente às 17 horas.
- O nome Inglaterra deriva da palavra "Englaland" (England), cujo significado é "Terra dos Anglos".  Os anglos, tribo germânica, ocuparam e colonizaram a região da atual Inglaterra após a queda do Império Romano do Ocidente (século V).
- A maior cidade da Inglaterra é Londres com 7,8 milhões de habitantes.
- O rio mais importante da Inglaterra é o Tâmisa, que passa na região sul do país.
- A Inglaterra é considerada o país berço do futebol. Além do futebol, os ingleses criaram o cricket, badminton, tênis, hockey de campo, rugby e tênis de mesa.
- Uma das datas mais importantes da Inglaterra é 11 de abril, dia de São Jorge (padroeiro da Inglaterra).
- A maior parte da população inglesa é cristã, sendo que a Igreja Anglicana é a igreja cristã oficial da Inglaterra.
- A Inglaterra foi apenas uma vez campeã mundial de futebol. O feito ocorreu em 1966, na Copa do Mundo realizada no próprio país. Na final, a seleção inglesa venceu a Alemanha por 4 a 2.
- O chá e a cerveja são as bebidas típicas da cultura inglesa. 
- O rosbife é considerado um alimento típico da culinária da Inglaterra. 
- Podemos citar como exemplos da culinária tradicional da Inglaterra os seguintes pratos: Pudim de Yorkshire, Muffins, Purê de Batatas e Salsichas, Bolo Eccles e Torta de maçã.
- O folclore inglês está muito ligado ao período da Idade Média, sendo que os personagens folclóricos mais conhecidos no país são: Rei Arthur e Robin Hood. Uma das tradições folclóricas mais populares na Inglaterra é a Dança Morris.
- Os sobrenomes mais comuns na Inglaterra são: Smith, Jones, Taylor e Brown.
- Os personagens históricos ingleses mais famosos são: William Shakespeare (escritor), Charles Dickens (escritor), Charles Darwin (naturalista), Winston Churchill (estadista) e John Lennon (músico).

Suiça



Com território montanhoso, a Suíça ocupa a porção central do continente europeu e possui fronteiras com a Itália (ao sul), França (a oeste), Alemanha (ao norte), Áustria e Liechtenstein (a leste). O país abriga grande contingente populacional oriundo da França, Itália e Alemanha, fato que proporcionou a oficialização do idioma dessas nações em área suíça.
Uma característica marcante da Suíça foi a sua neutralidade com relação à política internacional, não se envolvendo em nenhum conflito durante séculos. Essa posição foi estabelecida no Congresso de Viena, em 1815. No entanto, em 2002, o país passou a integrar a Organização das Nações Unidas (ONU).
A população nacional é de 7,5 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica de 183,2 habitantes por quilômetro quadrado. Zurique é a cidade mais populosa: 347.517 habitantes; a capital, Berna, é habitada por 122.178 pessoas. Genebra, segunda cidade suíça com maior contingente populacional (178.722 habitantes), abriga a sede da Cruz Vermelha e da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O país oferece elevado padrão de vida. Conforme dados divulgados em 2010 pela ONU, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) suíço, com média de 0,874, é o 13° maior do mundo. A expectativa de vida é a terceira maior do planeta (81,4 anos), inferior apenas à do Japão (82,4 anos) e da Islândia (81,6 anos). Somente 1% dos habitantes com idade superior a 15 anos não são alfabetizados; a taxa de mortalidade infantil é de 4 óbitos a cada mil nascidos vivos.
A economia nacional é impulsionada pela produção de relógios, que são conhecidos mundialmente pela qualidade. Outros segmentos importantes do setor industrial são o químico, mecânico e metalúrgico. Outro destaque da Suíça é o papel financeiro internacional que o país desempenha, sendo o principal centro bancário do mundo. O turismo é desenvolvido principalmente nas estações de esqui localizadas na cordilheira dos Alpes.

Dados da Suíça:
Extensão territorial: 41.293 km².
Localização: Europa.
Capital: Berna.
Clima: Temperado continental.
Governo: República confederativa.
Divisão administrativa: 20 cantões e 6 subcantões.
Idiomas: Alemão, francês e italiano (oficiais).
Religiões: Cristianismo 84,9% (católicos 43,8%, protestantes 34,6%, outros 6,5%), sem religião 8,7%, outras 5,2%, ateísmo 1,2%.
População: 7.567.661 habitantes. (Homens: 3.696.232; Mulheres: 3.871.429).
Composição: Alemães 65%, franceses 18%, italianos 10%, grisões 1%, espanhóis 2%, portugueses 1,5%, outros 2,5%.
Densidade demográfica: 183,2 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,5%.
População residente em área urbana: 73,53%.
População residente em área rural: 26,47%.
População subnutrida: menor que 5%.
Esperança de vida ao nascer: 81,4 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 100%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,874 (muito alto).
Moeda: Franco suíço.
Produto Interno Bruto (PIB): 488,5 bilhões de dólares.
PIB per capita: 56.579 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OCDE, OMC, ONU.

CULTURA

A cultura da Suíça é sobretudo marcada pela diversidade línguistica mas bem divididas entre elas apesar das características do povo suíço serem mais homogêneas.

Caracteristicas da população: A mentalidade dos suíços é sobretudo pro-européia. Mesmo não estando integrada na União Européia, os suíços têm idéias européias: liberdade, tolerância e pluralismo. Também é dito que os suíços são conservadores nos seus ideais e que defendem um outro ponto de vista do que a Europa. Porém, é defendido que o que muito caracteriza a Europa hoje em dia é herdada da Suíça cujo país fora um dos primeiros a adotar uma democracia como se conhece hoje em dia.

No dia-a-dia, os suíços preferem coisas pequenas e não são esbanjadores. Mas são, sobretudo marcados pela pontualidade, a precisão e o perfeccionismo. É assim que funciona a economia, a política e o social. Tudo é regulado e perfeito, pois cada suíço sabe que o dinheiro pago em impostos é investido em infra-estruturas como caminhos-de-ferros, estradas, hospitais, escolas, etc. E também concordam a tecnologia com o respeito pelo ambiente criando a responsabilidade e o civismo. Civismo este que é notado em todos os níveis: desde a segurança rodoviária até às escolas passando pela maneira de ser, de comunicar, entre outros. Este civismo também é sentido nos mais diversos referendos que são criados incentivando os suíços a participar na vida política quer direta ou indiretamente proporcionando um sistema único no mundo de democracia direta que, ao contrário dos restantes países europeus com parlamentos ou senados, faz da Suíça um dos países mais democratas do Mundo mostrando também respeito e solidariedade. A solidariedade também é importante nos suíços, embora controversa. A Cruz Vermelha, os Direitos Humanos tiveram muito influência do país. Cada suíço contribui para a solidariedade através dos impostos ou de pagamentos voluntários. A controvérsia neste tema foi no acolhimento barrado a refugiados durante várias guerras, sobretudo a judeus durante a II Guerra Mundial culpando a Suíça por alguma parte da tragédia durante este tempo da história da Humanidade. É assim, de uma maneira geral, a cultura do povo suíço. Cultura que também está bem dividida nas quatro regiões lingüísticas. Apesar da importância do multilinguismo nas pessoas é necessário entender que os habitantes respeitam claramente as diferenças culturais cujas raízes encontram-se na língua falada em cada região.

Tudo está ligado, conectado. Apesar das várias línguas, culturas, pontos de vista, cantões com autonomia, a verdade é que a Suíça é como um relógio perfeito em que cada mecanismo está interligado sem interferir um no outro.

Esportes: tal como os outros países desenvolvidos, a Suíça possui um grande leque esportivo de atletas, clubes, estádios, praticantes anônimos, etc. O futebol é um dos esportes mais praticados no país. Conta com uma liga nacional de dez equipas e muitas outras amadoras espalhadas pelo país. O hóquei em gelo também é muito famoso e muitos outros esportes vão tendo destaque como o voleibol, o basquetebol, o handebol, etc. Do lado individual destaca-se, sobretudo o atletismo, a ginástica, o esqui e o tênis cuja maior figura representativa do país nesta modalidade é o campeão Roger Federer.