Muitos pais quando colocam o seu filho na escola acabam ao longo do período escolar se deparando com notas baixas e até reprovações anuais, o que faz com que muitos pais acabem sendo agressivos e acreditando que foi falta de estudo do filho, mas o que eles não sabem é que esses indícios podem ser mais que simplesmente falta de atenção na aula, podem também ser indícios de um distúrbio conhecido como dislexia. Por isso montamos algumas dicas de como observar se o seu filho tem dislexia, assim você terá maiores chances de lidar com a doença aplicando métodos eficazes para o aprendizado.
1. Dificuldade de ler: muitas crianças logo nos seus primeiros anos de vida escolar acabam tendo dificuldade em aprender algumas matérias, o que torna muito difícil avaliar a dislexia logo nos primeiros anos. Mas existem alguns indícios que podem ser levados em conta como a dificuldade de ler, que deve ser motivo de preocupação em uma idade de 6 a 7 anos.
2. Dificuldade de escrever: outra dica para perceber a dislexia logo nos primeiros anos de vida escolar da crianças é observar se ela tem dificuldade aprendizado quando o assunto é escrita, geralmente não conseguem desenvolver a grafia perfeitamente, o que também pode ser confundido com “letra feia”, de criança em início de aprendizagem.
3. Lentidão no aprendizado: muitos alunos são mais ágeis para entenderem determinado aspecto trabalhado em sala, e outros não, o que é normal quando a lentidão no aprendizado se mostra de forma muito evidente. Por isso procure manter uma conversa com os professores e pergunte a eles e aos seus filhos como eles estão na escola, assim você poderá perceber possíveis distúrbios.
4. Dificuldades para aprender outras línguas e para realizar operações matemáticas: outra maneira de identificar se o seu filho tem dislexia é observando se ele tem uma dificuldade acima da média quando o assunto são outras línguas e também cálculos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário