Analisando a ilustração acima algumas questões brotam em nossas mentes tais quais a se houve alguma vantagem para o caipira, se houve vantagem para o advogado e o que levou o caipira a recusar a segunda proposta do advogado.
O importante nesse contexto é que aparecem dois tipos de percepções matemáticas sendo uma representada pelo advogado e outra pelo fazendeiro caipira,ou seja,a matemática que se é aplicada em sala de aula e a que é utilizada no dia a dia nas vidas das pessoas.
É importante ressaltar que a Matemática como Ciência,ou seja,a que é ensinada na escola privilegia atitudes mentais bastante diferentes das usadas no cotidiano e por isso no interior da sala de aula é importante que o professor aproveite o conhecimento anterior de cada aluno de forma a otimizar o processo de ensino e aprendizagem.
Uma tentativa de responder as enquetes no primeiro parágrafo é um bom começo para percebermos que “as duas Matemáticas” andam juntas mostrando que independentemente do nível de formação cultural das pessoas, a Matemática está sempre presente das mínimas às mais complexas situações do cotidiano. Vale a pena refletir.
JOSUÉ DANIEL DA SILVA SEVERINO
MONITOR DE MATEMÁTICA DO CONTRATURNO
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