26 de fevereiro de 2013

COMO A IMAGINAÇÃO AJUDA A CRIANÇA


É difícil saber o que o bebê pensa até que ele comece a se comunicar melhor. Mas você pode ter uma idéia observando como ele imita as coisas em volta: o cachorro, o que você está fazendo, ou mesmo o cotidiano dele, por exemplo, tentando dar comida ao bichinho de pelúcia ou colocando a boneca para dormir. Isso começa a acontecer por volta de 1 ano e meio. Uma mente imaginativa e ativa ajuda a criança de muitas maneiras:

MELHORA DO VOCABULÁRIO. Crianças que brincam de jogos imaginários ou escutam muitos contos de fadas e histórias tendem a ter mais vocabulário. Mesmo que você não veja o resultado concreto disso imediatamente, estará criando as bases para o futuro.


CONTROLE DA SITUAÇÃO. Fingir e fazer de conta permite ao seu filho ser quem ele quiser, explorar emoções negativas, praticar coisas que aprendeu e fazer a situação mudar para o que ele quiser. Histórias onde os três porquinhos enfrentam o lobo mau ou brincadeiras em que o ursinho de pelúcia tem que tomar um banho dão à criança a sensação de que ela é poderosa e tem tudo sob controle, mesmo em situações pouco familiares ou assustadoras.


SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Situações imaginárias ensinam a criança a pensar de maneira criativa, o que pode ajudar na hora de resolver problemas. Um estudo conduzido pela Universidade Case Western Reserve, nos EUA, constatou que crianças que eram imaginativas quando pequenas tendem a manter essa qualidade e têm mais capacidade de solucionar problemas. Testadas quando mais velhas, essas crianças tinham mais referências e fontes de onde tirar soluções na hora de enfrentar desafios e dificuldades.


COMO CONVIVER COM A IMAGINAÇÃO DE SEU FILHO
IMPONHA LIMITES. Criar e fazer cumprir as regras -- como não bater com a "espada", por exemplo -- é crucial para o bem-estar de seu filho (e o seu também). Mas, quando possível, deixe seu filho vivenciar um pouco suas fantasias mais extravagantes. Se ele resolver transformar a mesa de jantar em teto de cabana, aproveite, por exemplo, para fazer um piquenique no chão da sala, só aquele dia.


ACEITE O AMIGO IMAGINÁRIO. Especialistas acreditam que ter um amigo imaginário indica que a criança, criativa e sociável, encontrou um jeito que a ajuda a administrar seus medos e preocupações. Alguns estudos sugerem que metade das crianças terá um amiginho imaginário em algum momento.No entanto, é preciso ter atenção. Se seu filho começar a culpar o tal amiguinho por algo de errado que ele fez, está na hora de trazê-lo à realidade. Você não precisa acusá-lo de mentir, mas não deixe o erro passar. Faça com que seu filho -- junto com o amigo imaginário -- corrija a situação (arrumar a bagunça, pedir desculpas etc.) e deixe claro que o ato foi inaceitável.


CURTA AS SITUAÇÕES INUSITADAS. Se seu filho insistir em ir à creche ou à escolinha com a roupa do Homem-Aranha pelo terceiro dia seguido, você pode ficar sem saber o que fazer. Afinal, adultos costumam impor um limite rígido entre comportamento "público" e "privado" -- suas pantufas de coelho são legais em casa, mas não em um restaurante --, mas crianças não pensam assim. Lembre que seu filho não tem essa noção de limite ainda, e que, olhando a situação de longe, uma roupa de herói ou fantasia não é algo que mereça muita preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário