Localizada no Oceano Pacífico, a península coreana é um dos últimos territórios do mundo separados pela ideologia. Apesar da geografia, Coreia do Sul e Coreia do Norte são divididas e não cultivam uma relação muito próxima.
As principais e mais populosas cidades da Coreia do Sul, país de economia forte, principalmente por conta dos setores automotivo e eletrônico, são a capital, Seul, e Busan. Em Seul, o turista pode encontrar um certo contraste entre a modernidade, presente no centro da cidade, e o clima rural, encontrado em outras regiões. Grandes mercados, ou centros comerciais, belos templos religiosos, palácios e grandes construções, de arquitetura moderna, são as atrações turísticas do local, que, à noite, é completamente iluminada por luzes de neon. A capital é uma grande metrópole e realmente chama a atenção pela capacidade de misturar a modernidade com as tradições coreanas.
Considerada a capital do verão, Busan é famosa por suas praias. A cidade também abriga o maior porto do país e é um polo cultural dos sul-coreanos.
GastronomiaOs coreanos se orgulham em dizer que a culinária do país não se compara com as do Japão e da China, seus vizinho orientais.
O tempero forte e a pimenta são características únicas da cozinha sul-coreana. Os alimentos básicos são o arroz e os legumes. Pratos como o Kimchi, preparado com acelga, alho e pimenta, além de vários outros legumes, são dos mais tradicionais. Segundo a tradição, não podem faltar três cores na mesa de um coreano: o branco (o arroz), o vermelho (a pimenta) e o verde (legumes/verduras).
A culinária da Coreia do Sul também tem alimentos exóticos em seu cardápio. A carne de cachorro e algumas larvas de insetos são alguns dos exemplos dos alimentos, no mínimo, diferentes que os coreanos costumam comer. O chá verde é uma bebida bastante consumida no país. Os sul-coreanos consomem o chá tanto gelado, quanto quente, dependendo do clima e da estação do ano.
Coreia do Sul tenta se firmar como potência asiática
Em sua oitava participação em Copas do Mundo, a sétima seguida, a seleção da Coreia do Sul tentará repetir o feito de 2002, quando chegou às semifinais e eliminou algumas favoritas, como a, até então tricampeã, Itália. Na ocasião, a Coreia, que organizou o torneio em conjunto com o Japão, passou também por Portugal e pela Espanha.
Na Alemanha, em 2006, o time não repetiu o sucesso e foi eliminado ainda primeira fase da competição. Com oito presenças, a Coreia do Sul é a seleção asiática que mais participou de Copas em toda a história.
Os coreanos, conhecidos como 'os guerreiros taeguk', fizeram uma ótima campanha nas eliminatórias asiáticas, terminando na liderança do grupo B, com sete vitórias e sete empates, em 14 jogos disputados.
A seleção é comandada por Huh Jung-Moo desde 2007. Antes dele, os últimos dois treinadores da Coreia do Sul eram holandeses: Guus Hiddink e Dick Advocaat. Jung-Moo jogou a Copa do Mundo de 1986, no México, e fez parte da comissão técnica de seu país em outras duas oportunidades: na Itália, em 1990, e nos EUA, em 1994.
No Mundial da África do Sul-2010, os sul-coreanos estão no grupo B e enfrentam Argentina, Nigéria e Grécia.
Diferente de 1986, quando a Coreia jogou a primeira de sua fantástica sessão, que até aqui já soma sete Copas consecutivas, em 2010 a seleção tem um time muito mais experiente e com jogadores acostumados a disputarem os principais torneios europeus. A maior estrela do time continua sendo seu capitão, o meio-campo Ji-Sung Park, titular do poderoso Manchester United, atual tri-campeão inglês. Outro pilar do time é o camisa 10, Chu-Young Park, artilheiro da equipe do Mônaco, que impressiona por sua capacidade de fazer gols.
[Curiosidades]
- É costume dos coreanos começar o Ano novo comendo uma tigela de sopa de bolo de arroz, cordialmente preparada, pois, acredita-se que traz sorte;
- No feriado nacional de Chuseok é costume que as famílias façam o tradicional Songpyeon em formato de lua;
- O elemento mais importante da cerimônia do chá na Coreia consiste em sua simplicidade e naturalidade em apreciar o sabor do chá.
A Culinária sul-coreana é muito rica e tem uma grande diversidade, desde pratos leves como sopas até doces e bebidas, além de serem saborosas são muito saldáveis e nutritivas. Na Coreia do Sul, eles se importam muito com a saúde e dificilmente utilizam sal em seus pratos. Diferente do Brasil, dificilmente você vai ver um potinho de sal ou açúcar em cima da mesa de um restaurante ou cafeteria.
O arroz é, e continua sendo, o principal alimento para os sul-coreanos, mas muitos jovens da nova geração já preferem as comidas ocidentais (estrangeiras). O arroz costuma ser servido com vários acompanhamentos, que são compostos geralmente por verduras da época, sopa, carne ensopada com legumes ou peixes.
Uma comida tradicional coreana, não pode ser completa, sem o Kimchi, que é uma mistura de várias verduras conservadas, como acelga, nabo, cebolinha, pepino em salmouras e apimentadas, misturadas com outros ingredientes típicos coreanos. Alguns tipos de Kimchi são feitos com vários condimentos, como o pó de pimentas secas e vermelhas, enquanto outros são feitos somente com temperos saturados em um líquido.
No fim de novembro ou no início de dezembro, as famílias coreanas costumam preparar uma quantidade suficiente de Kimchi, para passar o longo inverno. O Kimchi fica armazenado em potes grandes de barro, parcialmente enterrados, para manter a temperatura adequada, e assim, conservar o seu sabor inicial. Mas na Coreia moderna, as donas de casa não têm tanto tempo ou espaço para fazer o tradicional Kimchi.
Apesar disso, o Kimchi continua sendo uma parte vital do estilo de vida coreano, hoje, existem empresas que produzem comidas fermentadas, como Kimchi, e outras fabricam e vendem refrigeradores especiais para conservar Kimchi e continuam faturando bastante.
Além do Kimchi, o Doenjang (Pasta de soja) também é bastante famosa e utilizada na Coreia. Com seus atributos de prevenir o Câncer, vem chamando a atenção dos nutricionistas modernos. O Doenjang é feito de sojas amarelas cozidas em água fervendo, secadas na sombra, deixadas embebedadas em água salgada e fermentadas ao sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário